Fim de ano chegou e com ele os planos para as viagens de férias e feriados. Com a abertura de fronteiras logo após a pandemia, muitas viagens para o exterior estão sendo programadas. Mas, você sabia que dependendo de alguns lugares o processo de entrada no país só pode ser feito se o viajante tiver tomado uma determinada vacina?
Ao escolher o destino da viagem, é necessário checar quais são as vacinas obrigatórias, pois alguns países ou regiões solicitam um tipo de proteção específica.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que todos os viajantes, independente do roteiro da viagem, tomem as vacinas para tétano e difteria, hepatite A e B e a tríplice viral. Outras vacinas recomendadas também são as contra a poliomielite e a tríplice bacteriana acelular contra a coqueluche!
Já a vacina contra a febre amarela é a mais comum das solicitações. A mesma é exigida com obrigatoriedade para a entrada em cerca de 250 países.
É claro que deve ser estudado as vacinas obrigatórias do local do destino, para que as doses sejam aplicadas corretamente e com um prazo de antecedência, assim evitando contratempos. Portanto, procure a clínica de vacinas mais próxima e atualize a sua carteirinha de vacinação, além de claro, emitir o seu CIVP!
Tenha uma ótima viagem!