Vacinalar

Blog

Fique por dentro de todas as informações sobre vacinas e tire suas dúvidas.

Dengue: a epidemia que vem e vai

Toda a nossa atenção ficou voltada para a pandemia do Covid-19, porém não devemos nos esquecer de outras epidemias, como por exemplo a Dengue! 

Presente a muito tempo no Brasil, a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui sintomas como febre, mal estar, dor ao movimentar os olhos, etc. A dengue é uma doença febril aguda, que varia desde casos sem sintomas a quadros graves, inclusive óbitos.

Com altos e baixos nos índices de casos, essa doença nunca desaparece! Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o Paraná registrou cerca de 27.889 casos confirmados e 32 mortes por dengue, em um ano.

A melhor forma de se proteger da dengue é evitar água parada, eliminando assim a proliferação dos mosquitos transmissores. Porém, hoje contamos com uma aliada: a vacina contra a dengue.

A vacina está disponível somente em rede particular, porém só pode ser aplicada após a confirmação do caso, em pessoas de 9 a 45 anos. São necessárias 3 doses a cada 6 meses e deve ser prescrita pelo médico!