Vacinalar

Blog

Fique por dentro de todas as informações sobre vacinas e tire suas dúvidas.

Vacinação infantil contra a covid-19

Aprovada esse ano, a vacinação infantil contra a covid-19 começou a vigorar em todo território nacional. Os primeiros grupos para a vacinação infantil são de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos de idade com prioridades. Entre esse grupo estão as crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas, seguidas dos menores com comorbidades e que apresentam alguma deficiência.

Apesar de declarações que circulam na internet que minimizam o número de mortes de crianças por covid-19, foram contabilizados, até janeiro deste ano, mais de 300 óbitos pela doença na faixa de idade dos 5 aos 11 anos de idade.

Órgãos respeitados internacionalmente já se posicionaram positivos com relação à vacinação infantil contra a covid-19. A SAGE (Strategic Advisory Group of Experts in Immunization) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) já afirmaram que a imunização para crianças é segura. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), divulgou um documento endossando o posicionamento das agências globais de saúde.

Seguindo os exemplos de agendas europeias, como Portugal e Reino Unido, o Ministério da Saúde, por meio da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Nacional (ANVISA), seguiu o esquema de vacinação decrescente para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Em Ponta Grossa, para realizar o pré-cadastro da criança, é necessário acessar o site Fundação Municipal de Saúde e informar o CPF de um dos responsáveis, o número de um documento da criança – podendo ser CPF, cartão SUS ou certidão de nascimento e a sua data de nascimento.