A Vacinação é um dos principais pontos que devem ter a atenção dos pais logo após o nascimento dos filhos e também no decorrer da vida. É graças a uma carteirinha de vacinação atualizada que se garante uma maior proteção do organismo e de prevenção de doenças.
Mas você já se perguntou qual a diferença entre vacinar no setor público ou em uma clínica particular?
Ambas as redes (particular e privada) possuem vacinas de qualidade que protegem e imunizam, entretanto existem alguns benefícios da rede privada. A maior diferença em si é a composição das vacinas e disponibilidade de algumas vacinas importantes, mas que não estão disponíveis na rede pública.
Como por exemplo:
A vacina Tríplice (DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche) disponível nos postos de saúde possui um índice de incidência maior de efeitos colaterais que a encontrada em clínicas particulares.
A vacina Rotavírus (que protege contra a infecção gastrointestinal – Vômito e diarréia) possui duas versões. A disponível em rede pública, chamada de monovalente, possui proteção contra 1 tipo de rotavírus e possui um esquema de 2 doses. Já a disponível em rede particular, chamada de pentavalente, possui proteção contra 5 tipos de rotavírus e possui um esquema de 3 doses.
A vacina Pneumocócica (indicada para a proteção de doenças como pneumonias, otites e meningites pneumocócica) disponível na rede particular se chama pneumo 13, protegendo contra 13 sorotipos, já a disponível na rede pública, nomeada como pneumo 10 protege contra somente 10 sorotipos. Ambas possuem um esquema de 3 doses.
A vacina de meningite meningocócica, disponível tanto na rede particular quanto na rede pública, diferencia-se apenas pela existência de uma vacina quadrivalente, que protege contra 4 tipos de meningococo.
Lembrando que todas as vacinas disponibilizadas para a população, seja em rede pública ou privada são eficazes e cumprem muito bem seu papel de proteção e prevenção!
O importante sempre é se vacinar!